MM 13º Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero 11

Lisiane participou do evento apresentando o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Teresas. O feedback foi altamente positivo. A troca com pessoas, pesquisas e debates sobre gênero foram muito enriquecedores.

Este é um tema transversal à qualquer mudança que se imagine para um mundo melhor. O título do trabalho é Núcleo Teresas: mulheres construindo mulheres no cinema e apresentou, analisou e discutiu a criação do Núcleo Teresas como um espaço imprescindível para (re)dimensionar a responsabilidade que a linguagem audiovisual tem nos processos sociais de construção das identidades de gênero. O Núcleo Teresas é formado por um grupo interdisciplinar de nove mulheres que tem por objetivo pesquisar, discutir e desenvolver o protagonismo feminino no audiovisual e surgiu da necessidade de aprofundar e buscar a mudança na forma de representar a mulher no cinema, bem como proporcionar mais espaço de protagonismo tanto como personagens como na atuação em funções de poder e criação nas equipes técnicas. Criado em 2015, possui 8 projetos em etapa de desenvolvimento, entre séries e longas-metragens, que estão participando de editais de fomento e apresentados para possíveis patrocinadores.
As contribuições do Núcleo estão pautadas, em um primeiro plano, pela oferta de produtos audiovisuais que impactam na representatividade feminina projetada nas telas, capaz de desencadear um projeto conhecido como washback effect, ou seja, ao reconhecer, nas telas, diversas formas de ser mulher abre-se a possibilidade de que essas identidades de gênero sejam repensadas na sociedade como um todo. Em um segundo plano, essas contribuições dizem respeito ao próprio processo criativo do núcleo, pautado pela escuta sensível e interdisciplinar sobre os processos sociais de significar e construir identidades de gênero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s